Angola

sem nome

As universidades de direito e a confiança dos agentes económicos na justiça

Só um ensino universitário do Direito de elevados padrões e com indicadores já em aplicação nos cursos jurídicos de ensino superior ministrados em Angola, pode ser desenvolvido um clima de confiança nos investidores.
Eduardo Vera-Cruz Pinto
Professor Catedrático e docente nos cursos de pós-licenciatura na Universidade Agostinho Neto.

O papel do investimento estrangeiro no crescimento de Angola

Portugal foi o país que, no período referido, mais projectos desenvolveu em Angola, seguido dos Estados Unidos da América, Reino Unido, Espanha e África do Sul.

Nova Lei do Investimento Privado mais amiga dos empresários

Em 11 de agosto de 2015, Angola aprovou uma nova lei do investimento privado que visa reduzir a burocracia e simplificar o processo de tomada de decisões do investimento privado.

Cabo Verde

Conheça os passos para investir em Cabo-Verde

Conheça as instituições que podem apoiar os seu investimento em Cabo-Verde.

568890

Investir em Cabo Verde

Cabo Verde oferece aos investidores uma série de incentivos fiscais, aduaneiros e outros. Existe um regime geral, que depende somente do montante do investimento

Guiné-Bissau

O futuro pode passar pelos recursos minerais

A médio prazo, há que reforçar a capacidade institucional, promover a diversificação da economia, especialmente na agricultura, investir para superar a falta de infraestruturas e garantir uma gestão adequada dos recursos naturais.

Produção de caju apoia crescimento.

Guiné em recuperação

A taxa de crescimento chegou aos 4,7% em 2015 e o FMI estima para o corrente ano uma taxa de 5%, em função do clima sociopolítico, do resultado do impulso da campanha agrícola de bens alimentares e da campanha da castanha de caju.

Moçambique

Reformular o sector energético

Aos atuais preços internacionais, os preços a retalho deixaram de ser subsidiados, o que cria uma oportunidade de reforma.

A importância dos megaprojetos

No curto prazo, a construção de fábricas de gás natural liquefeito (GNL) poderá sofrer atrasos significativos se as atuais negociações entre as autoridades e as empresas de gás não forem concluídas.

Portugal continua apostar em Angola (Getty Images)

Consequências para a economia das dívidas escondidas

O novo Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, e o seu Governo, liderado por Carlos Agostinho do Rosário, assumiram publicamente dívidas.