Angola

Divisão Administrativa

18 Províncias

Informações sobre o País

Notícias

sem nome Fidelidade inaugura agência

A seguradora Fidelidade Seguros de Angola inaugurou esta semana, em Luanda, um centro de mediação e vendas, no qual investiu cem milhões de dólares (cerca de 17 mil milhões de kwanzas) e foram criados 12 postos de trabalho. O presidente do Conselho de Administração da Agência Reguladora e de Supervisão dos Seguros (Arseg), Aguinaldo Jaime (na foto), considerou que a abertura do centro vai credibilizar o mercado de seguros. O centro conduz “a uma maior taxa de penetração dos serviços e uma maior taxa de densidade, o que não sendo apenas tarefa dos investidores, reguladores e poderes públicos é, antes, resultado de uma parceria do poder público e reguladores e operadores do mercado.”

sem nome PALOP ganham 1,8 mil milhões no comércio com a Europa

A balança comercial da União Europeia (UE) com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) é desfavorável aos europeus em quase 1,8 mil milhões de euros. A UE exportou para os PALOP bens e serviços no valor total de 5,1 mil milhões de euros, tendo importando destes países africanos o equivalente a 6,9 mil milhões de euros durante o ano passado, segundo os números agora divulgados pelo Eurostat, o gabinete estatístico da EU.

sem nome Angola lança concurso internacional para quarto operador de telecomunicações

O Governo angolano vai lançar um novo concurso público internacional para um quarto operador de telecomunicações, incluindo a rede fixa, móvel e de televisão por subscrição, integrando o Estado a estrutura acionista com 45% do capital. O anúncio foi feito hoje, em Luanda, pelo ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, garantindo que até final deste ano o regulador do setor terá disponíveis os cadernos de encargos para os investidores interessados.

Luanda-1 Isabel dos Santos exonerada da Sonangol

João Lourenço, Presidente de Angola exonerou Isabel dos Santos do cargo de presidente do conselho de administração da Sonangol. Para o seu lugar nomeou Carlos Saturnino, ex-secretário de Estado dos Petróleos. O Presidente de Angola, exonerou esta quarta-feira Isabel dos Santos, do cargo de presidente do Conselho de Administração da Sonangol. Para a cadeira da filha do anterior chefe do Estado, José Eduardo dos Santos, João Lourenço nomeou Carlos Saturnino. A informação foi confirmada pela Casa Civil do Presidente da República.

Artigos de opinião

As universidades de direito e a confiança dos agentes económicos na justiça

Só um ensino universitário do Direito de elevados padrões e com indicadores já em aplicação nos cursos jurídicos de ensino superior ministrados em Angola, pode ser desenvolvido um clima de confiança nos investidores.
Eduardo Vera-Cruz Pinto
Professor Catedrático e docente nos cursos de pós-licenciatura na Universidade Agostinho Neto.

Investir em Angola

A Lei n.º 20/11, de 20 de Maio (Lei de Investimento Privado – LIP), veio definir o acesso aos benefícios e incentivos para o investimento em Angola e abrange todos os sectores de atividade

Destaques

A um mês das eleições Banco Mundial desce classificação de Angola

Angola vai a eleições para eleger um novo Presidente da República no próximo dia 23 de agosto. A campanha para as presidências está no terreno e o Banco Mundial divulga relatório que vai entrar na discussão política. O Banco Mundial desceu a classificação de Angola para país de renda média-baixa, o penúltimo dos quatro níveis com que a instituição classifica as economias mundiais, pelos rendimentos em função da população.

Angola a um mês de eleições

Angola vai a eleições para eleger um novo Presidente da República no próximo dia 23 de agosto. Presidente da República de Angola desde 1979, é a primeira vez que José Eduardo dos Santos não concorre, dando a vez a João Lourenço, atual ministro da Defesa. No próximo ano, há outros três países africanos de língua oficial portuguesa que vão a votos: Moçambique e S. Tomé e Príncipe com eleições legislativas e a Guiné Bissau com legislativas e presidenciais. Já em Cabo Verde só estão previstas eleições legislativas para 2021.

Manifestação na Lunda-Norte termina em tragédia

A luta pela autonomia na Lunda-Norte levou este sábado (24 de Junho) para as ruas daquela província angolana uma manifestação promovida pelo Movimento do Protectorado de Lunda Norte Tchokwé, que acabou em confrontos com a polícia, de que resultaram a morte de um jovem e 13 feridos.