Angola

A potência do Atlântico

Angola está situada na costa atlântica Sul da África Ocidental, entre a Namíbia e a República do Congo, tendo uma extensão de território de 1 246 700 Km quadrados. Faz igualmente fronteira com a República Democrática do Congo e a Zâmbia O país possui uma faixa costeira árida, que se estende desde a Namíbia, chegando praticamente até Luanda, um planalto interior húmido, uma savana seca no interior sul e sudeste, e floresta tropical no norte e em Cabinda.

O rio Zambeze e vários afluentes do rio Congo têm as suas nascentes em Angola. Os rios do país nascem quase todos no planalto do Bié, destacando-se o Kwanza, o Cuango, o Cuando, o Cubango e o Cunene. A faixa costeira é temperada pela corrente fria de Benguela e as altitudes do território variam bastante, encontrando-se as zonas mais interiores entre os mil e os 2 mil metros. As regiões do norte e Cabinda têm chuvas ao longo de quase todo o ano.

Caracterização etnológica

A população de Angola em 2014, depois do primeiro censo pós-independência e dos resultados preliminares do Recenseamento Geral da População e Habitação, estima-se em 24.3 milhões de habitantes, sendo 52 por cento do sexo feminino. Um pouco menos de 40% da população vive nas cidades e mais de 60% nas zonas rurais. A população é composta por 37% de ovimbundu (língua umbundu), 25% de ambundu (língua kimbundu), 13% de bakongo e 32% de outros grupos étnicos (como os côkwes, os ovambos, os vambunda e os xindongas), bem como cerca de 2% mestiços (mistura de europeus e africanos), 1,4% de chineses e 1% de europeus. As etnias ambundu e ovimbundu formam, combinadas, a maioria da população (62%).

Continuar a ler