Cabo Verde

Divisão Administrativa

10 Ilhas, sendo só 9 habitadas

Informações sobre o País

Notícias

sem nome Cabo Verde como 33ª melhor democracia do mundo

Num estudo que analisa a qualidade da Democracia em 201 países, Cabo Verde ocupa a 33ª posição. Noruega, Suécia e Estónia ocupam os três primeiros lugares. O período analisado no estudo publicado pelo V Dem Institute, de 2007 a 2017, revela que Cabo Verde é uma democracia liberal, onde mulheres e homens têm papéis políticos quase iguais o que ajuda o país a alcançar uma posição superior a países como a Espanha (35), Grécia (37) ou África do Sul (43) e muito próxima de países como os EUA (31).

imagesLNO2W5SF Cabo Verde na lista de países a necessitar de assistência alimentar

FAO, organização da ONU para a agricultura e a alimentação, coloca Cabo Verde na lista de países a necessitar de assistência alimentar externa, mas o chefe do governo cabo-verdiano nega que o arquipélago esteja a atravessar uma crise alimentar. O país atravessa uma das piores secas das últimas décadas, tendo em aplicação um programa de emergência para o qual mobilizou 10 milhões de euros junto dos parceiros internacionais.

sem nome Ulisses Correia visita São Tomé e Príncipe

A convite do chefe do Governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovada, o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, estará de visita àquele País, de 5 a 10 deste mês, chefiando uma Delegação integrada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, e representantes da INPHARMA e a Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos – EMPROFAC.

praia-da-banana-ilha-do-principe_ Governo adia para 2019 isenção de vistos

A isenção de vistos de entrada em Cabo Verde para cidadãos da União Europeia e Reino Unido, anunciada para Maio, foi adiada para Janeiro de 2019. O Governo cabo verdiano sublinha que o adiamento foi concertado com os operadores turísticos e que vai permitir a 1 de janeiro de 2019 a todas as entidades estarem alinhadas e preparadas para a entrada em vigor da isenção de vistos.

Artigos de opinião

Destaques

Cabo-Verde e Moçambique vão crescer menos para o ano

O Fundo Monetário Internacional (FMI), liderado por Christine Lagarde avança uma desaceleração da economia de Moçambique e de Cabo-Verde no próximo ano. Moçambique vai crescer 3% este ano e 2,5% no próximo ano, enquanto Cabo-Verde vai passar de 4,3% para 4%. Segundo as previsões do FMI, que esta semana realiza os Encontros da Primavera. Contudo, Moçambique será o país que irá registar o crescimento mais significativo em 2023, com um incremento de 9,9%, seguindo-se S. Tomé com 5,5% naquele ano.

Desenvolvimento em Cabo Verde em queda

Cabo Verde caiu para a quarta posição no Índice Ibrahim de Governação Africana 2017. O país somou pontuação de 72.2 pontos num total de 100, contra 73 pontos no ano passado, tendo entrado para o grupo de países com “sinais de alerta”. No topo da lista estão as Ilhas Maurícias, Seychelles e Botswana, num total de 54 países africanos analisados. Apesar de a tendência dos últimos dez anos ser positiva, Cabo Verde desacelerou nos últimos cinco anos na categoria de Desenvolvimento Económico Sustentável.

Companhia aérea de Cabo Verde vai ser privatizada

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia da Silva, em entrevista à televisão nacional do país, onde fez o balanço do seu primeiro ano de governação, confirmou o fim dos voos inter-ilhas realizados pela TACV-Transportadora Aérea de Cabo Verde e admitiu “reajustes” no Governo. Sobre o crescimento económico, o primeiro-ministro mostrou-se muito otimista, considerando que será possível um crescimento anual de 7%.