Cabo Verde

Divisão Administrativa

10 Ilhas, sendo só 9 habitadas

Informações sobre o País

Notícias

sem nome Privatização da TACV concluída até março

O ministério das Finanças de Cabo-verde, liderado Olavo Correia, pretende concluir o processo de privatização da companhia área TACV até finais do 1.º trimestre do próximo ano. A garantia foi dada perlo próprio ministro, Olavo Correia que afirmou recentemente que a privatização do negócio internacional da TACV vai arrancar com a avaliação da empresa e espera concluir o processo no próximo ano. “Estamos a trabalhar a todo o vapor, mas temos de cumprir com os procedimentos. Tem que haver uma avaliação e só depois é que podemos avançar para o processo de privatização”, afirmou Olavo Correia.

images387W7ZY9 Embaixada em Cabo Verde recebe cada vez mais pedidos de vistos para estudantes

A embaixada de Portugal em Cabo Verde recebeu já este ano quase 1600 pedidos de vistos para estudantes, numa altura em que, apesar do ano letivo ter já começado, continuam a entrar em média dez novos pedidos por dia. “Houve um aumento. No ano passado houve cerca de 1200 pedidos e este ano já estamos perto dos 1600, que é um aumento substancial. Os pedidos têm também sido feitos mais tarde”, afirmou à comunicação social o cônsul de Portugal em Cabo Verde.

sem nome Governo aprova Carta de Política Externa Cabo-verdiana

Um novo documento estratégico define a diplomacia económica como o eixo central da política externa de Cabo Verde. O ministro cabo-verdiano dos Negócios estrangeiros, Luís Filipe Tavares, divulgou a nova Carta de política externa caboverdiana, que aposta na Europa, Estados Unidos, China e na integração da CEDEAO, na África ocidental. A Carta de Política Externa Cabo-verdiana aprovada pelo Governo é um “documento estratégico” para as relações diplomáticas de Cabo Verde com os outros países nos diferentes domínios.

sem nome Cabo Verde quer receber mais de 3 milhões de turistas até 2030

O Governo traçou uma nova meta para este sector. Quer receber 3,15 milhões de turista até 2030. A ambição está vertida nas Grandes Opções do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Turismo no horizonte 2030, um documento elaborado pelo Governo após serem recolhidos subsídios em várias mesas redondas realizadas em quase todas as ilhas do país. Mas para que isso aconteça p Governo promete remover “alguns obstáculos”, ligados sobretudo aos preços dos transportes, infraestruturas, segurança e diversificação das ofertas e dos mercados.

Artigos de opinião

Destaques

Desenvolvimento em Cabo Verde em queda

Cabo Verde caiu para a quarta posição no Índice Ibrahim de Governação Africana 2017. O país somou pontuação de 72.2 pontos num total de 100, contra 73 pontos no ano passado, tendo entrado para o grupo de países com “sinais de alerta”. No topo da lista estão as Ilhas Maurícias, Seychelles e Botswana, num total de 54 países africanos analisados. Apesar de a tendência dos últimos dez anos ser positiva, Cabo Verde desacelerou nos últimos cinco anos na categoria de Desenvolvimento Económico Sustentável.

Companhia aérea de Cabo Verde vai ser privatizada

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia da Silva, em entrevista à televisão nacional do país, onde fez o balanço do seu primeiro ano de governação, confirmou o fim dos voos inter-ilhas realizados pela TACV-Transportadora Aérea de Cabo Verde e admitiu “reajustes” no Governo. Sobre o crescimento económico, o primeiro-ministro mostrou-se muito otimista, considerando que será possível um crescimento anual de 7%.

Cabo Verde não consegue aprovar lei das incompatibilidades

A Assembleia Nacional de Cabo Verde chumbou na passada sexta-feira, 28 de Abril, a Lei das Incompatibilidades, diploma que pretendia evitar a acumulação de cargos da administração pública com cargos políticos.