Caracterização Institucional

MPLA anuncia vitória com 62% dos votos

25 Agosto, 2017

As eleições legislativas em Angola, realizadas no dia 23 de agosto, não têm ainda resultados finais apurados, mas o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), do ainda Presidente José Eduardo dos Santos, anunciou ontem no dia seguinte, com cinco milhões de votos contados, que assegurou a maioria qualificada. Isso significaria que o próximo Presidente da República de Angola seria João Lourenço. Recorde-se que Jose Eduardo dos Santos, que ocupou a Presidência durante quase 40 anos, não se recandidata.
O partido da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), pela voz do seu vice-presidente Raúl Danda, contesta estas afirmações e diz mesmo ter informações dos seus delegados que indicam um resultado diferente, a partir das atas das assembleias de voto. Esperam pelo resultado oficial que será anunciado pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE) e apelaram à divulgação dos resultados provisórios entretanto apurados.
A CNE divulgou de facto estes resultados provisórios e, com 63% dos votos apurados, confirmou que o MPLA é o partido mais votado, com mais de 64% do total, seguido da UNITA com 24,4%.
O ato eleitoral só ficará concluído quando no dia 26 de agosto, sábado, forem às urnas os eleitores de 3 províncias afetadas pelo mau tempo no dia 23 e onde não foi possível assegurar em tempo útil a logística da eleição. No entanto, representam apenas cerca de 1300 eleitores, não se esperando que, face aos resultados provisórios, possam ter relevância determinante no resultado final do sufrágio.