Guiné-Bissau

Divisão Administrativa

8 Regioes

Informações sobre o País

Notícias

sem nome Viaturas oferecidas por Marrocos vão para os deputados

O Presidente guineense José Mário Vaz entregou ontem aos deputados os 90 carros oferecidos pelo Rei de Marrocos. O Presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá reivindicava que os carros foram pedidos ao Rei de Marrocos por ele, mas o Presidente José Mário Vaz informou que as viaturas foram oferecidas à presidência guineense.

sem nome Guiné-Bissau já tem Governo

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, nomeou nesta quarta-feira o novo Governo liderado pelo primeiro-ministro, Aristides Gomes, depois de intensas negociações com a participação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). O Ministério da Economia e Finanças, que fica sob tutela do primeiro-ministro guineense e o Ministério do Interior, que gerou disputas entre os partidos e a Presidência da República, foi entregue a Mutaro Djaló, um quadro sénior daquele ministério e recentemente promovido a general.

sem nome Presidente da Guiné-Bissau vai nomear Aristides Gomes como primeiro-ministro

Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, vai nomear primeiro-ministro Aristides Gomes, segundo o comunicado final da cimeira extraordinária da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que decorreu em Lomé, no Togo. Os chefes de Estado e de Governo da Cedeao estão reunidos desde sábado (14) em Lomé para resolver o impasse político que a Guiné-Bissau vive há cerca de três anos. Durante a cimeira, José Mário Vaz informou os seus homólogos que, após consultas com as forças políticas e sociedade civil, tomou a decisão de nomear Aristides Gomes primeiro-ministro.

sem nome Guiné-Bissau: CEDEAO exige solução

Já se encontram em Bissau as duas delegações da Comunidade Económica de Estados da Africa Ocidental para tentar encontrar mecanismos para a governação segura do país. Esta será uma semana de muitas movimentações políticas em Bissau, tudo no sentido de busca de mecanismos para a governação. A primeira delegação chegou ontem chefiada pelo novo presidente da comissão da CEDEAO, o marfinense Jean Cluade Brou, e hoje aterra uma delegação ministerial de alto nível chefiada pelo ministro dos negócios estrangeiros do Togo, Robert Dusssey (na foto).

Artigos de opinião

Destaques

Empresários lusos em Bissau para avaliarem negócios no setor agrícola

Uma comitiva de empresários portugueses encontra-se de visita à Guiné-Bissau para analisar oportunidades de negócio no setor agrícola e fomentar o comércio entre empresários dos dois países. Durante a missão, que termina na próxima quinta-feira, os empresários vão reunir-se com várias entidades guineenses, participar num seminário sobre Agronegócios na Guiné-Bissau e conhecer a realidade local, bem como algumas empresas já instaladas no país.

FMI diz que recuperação está mais forte e liberta 3,7 milhões

Segundo o comunicado da instituição, liderada por Cristine Lagarde o governo da guiné está empenhado em implementar políticas fiscais e orçamentais que permitam a sustentabilidade das contas públicas. “As autoridades reiteraram seu compromisso com o programa apoiado pela ECF.

CPLP apela a mais diálogo na Guiné-Bissau

Nos próximos dias espera encontrar-se com outros responsáveis, nomeadamente, com o Presidente José Mário Vaz. Numa primeira apreciação da crise política, Maria do Carmo Silveira, convidou os guineenses a dialogarem mais e de forma franca para tirar o país do impasse.