Guiné-Bissau

Divisão Administrativa

8 Regioes

Informações sobre o País

Notícias

sem nome Simões Pereira reeleito líder do PAIGC

Domingos Simões Pereira, de 55 anos, foi reeleito líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), principal partido no atual parlamento do país, anunciou o presidente do 9.º congresso daquela formação política, Francisco Benante. Simões Pereira, que era único candidato à sua própria sucessão, obteve 1.113 votos a favor, três contra, num universo de 1.135 delegados que votaram. Noventa e seis delegados inscritos não compareceram ao congresso e 16 abstiveram-se, indicou ainda o presidente da mesa do conclave.

sem nome PAIGC prepara congresso

Na Guiné-Bissau o bureau político e o comité central do PAIGC, partido mais votado nas últimas eleições, estiveram reunidos na semana passada na capita para preparar o congresso agendado para o final do mês. Um congresso que pode representar o regresso de Carlos Gomes Júnior, que liderou o PAIGC durante 12 anos, O cenário de fundo são as próximas eleições legislativas e presidências. O embaixador dos Estados Unidos na Guiné-Bissau, defendeu que o seu Governo pretende ver realizadas as eleições legislativas e presidenciais de acordo com o calendário previsto na lei do país.

sem nome Retomaram as emissões da RDP e da RTP na Guiné-Bissau

As emissões da RDP, da RTP África e da Agência Lusa na Guiné-Bissau estão a retomar a sua atividade naquele país. Após o acordo político celebrado em Portugal, entre o ministro da Cultura português, Castro Mendes e o ministro da Comunicação Social guineense, Vítor Pereira, no início do mês, ficou estabelecido o dia 8 de novembro como o dia de retomar as emissões. Recorde-se que as emissões da RTP, da RDP e da Agência Lusa na Guiné-Bissau estão suspensas desde 30 de junho.

sem nome PAIGC marca congresso para 2018

Na Guiné-Bissau, IX congresso do PAIGC vai realizar-se entre 30 de janeiro e 04 de fevereiro. A decisão foi tomada durante a reunião do Comité Central, que decorreu ontem na sede do partido em Bissau e que é liderado por Simões Pereira (na foto). A data do congresso ficou determinada na reunião do comité central do PAIGC que ontem terminou em Bissau.

Artigos de opinião

Destaques

Empresários lusos em Bissau para avaliarem negócios no setor agrícola

Uma comitiva de empresários portugueses encontra-se de visita à Guiné-Bissau para analisar oportunidades de negócio no setor agrícola e fomentar o comércio entre empresários dos dois países. Durante a missão, que termina na próxima quinta-feira, os empresários vão reunir-se com várias entidades guineenses, participar num seminário sobre Agronegócios na Guiné-Bissau e conhecer a realidade local, bem como algumas empresas já instaladas no país.

FMI diz que recuperação está mais forte e liberta 3,7 milhões

Segundo o comunicado da instituição, liderada por Cristine Lagarde o governo da guiné está empenhado em implementar políticas fiscais e orçamentais que permitam a sustentabilidade das contas públicas. “As autoridades reiteraram seu compromisso com o programa apoiado pela ECF.

CPLP apela a mais diálogo na Guiné-Bissau

Nos próximos dias espera encontrar-se com outros responsáveis, nomeadamente, com o Presidente José Mário Vaz. Numa primeira apreciação da crise política, Maria do Carmo Silveira, convidou os guineenses a dialogarem mais e de forma franca para tirar o país do impasse.