Moçambique

Divisão Administrativa

11 Províncias, divididas em 128 Distritos

Informações sobre o País

Notícias

sem nome Mondlane é candidato da Renamo em Maputo nas autárquicas de outubro

Dois dias depois de Venâncio Mondlane ter sido apresentado pelo Secretário-geral, Manuel Bissopo como novo reforço da Renamo, maior partido da oposição do país, chegou o anúncio da sua candidatura ao município de Maputo. O antigo deputado pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM) foi eleito por unanimidade e aclamação, após a desistência dos três membros da Renamo que também concorriam a cabeça-de-lista em Maputo da principal força de oposição moçambicana.

sem nome Primeiro ministro de Portugal em visita oficial a Moçambique

O primeiro-ministro português, António Costa, chegou, esta quinta-feira, a Maputo para uma visita oficial de dois dias que inclui a III Cimeira Luso-Moçambicana, uma deslocação ao porto de Maputo e encontros com empresários e comunidade portuguesa. A comitiva viajou desde Lisboa e foi recebida por dois ministros moçambicanos – Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, e Transportes e Comunicação, Carlos Mesquita.

Admira Antonio, Primeira Mulher a alcançar o posto de Comandante em Moçambique. Maputo 26 de junho de 2018. Photo: Jay Garrido Moçambique tem a primeira mulher comandante de avião

Pela primeira vez, Moçambique passa a contar com uma mulher comandante de aeronave comercial. O feito pertence a Admira António que, desde Junho, cometeu a proeza de passar para o comando das aeronaves do tipo Embraer 145 da MEX – Moçambique Expresso, subsidiária da LAM – Linhas Aéreas de Moçambique. Uma nota de imprensa da LAM, companhia de bandeira nacional, revela que o início deste facto data de 2013, ano em que se iniciou a carreira da ora Comandante Admira, na Mex, onde até ao primeiro semestre do ano em curso era Co-piloto, sempre de aeronaves Embraer 145.

sem nome Angola e Moçambique com novas oportunidades para investidores estrangeiros

A empresa internacional de consultoria Control Risks anunciou que Angola está a diminuir o risco e a aumentar a perspetiva de recompensa para os investidores internacionais. E para a mesma consultora, com sede em Londres e escritórios em 36 países, os recentes desenvolvimentos económicos em Moçambique “abriram novas oportunidades para os investidores estrangeiros” em vários setores, registando a segunda melhor evolução em África na relação entre o risco e a recompensa.

Artigos de opinião

Consequências para a economia das dívidas escondidas

O novo Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, e o seu Governo, liderado por Carlos Agostinho do Rosário, assumiram publicamente dívidas.

Destaques

Dívidas ocultas: FMI e Governo sem acordo

A próxima quarta-feira é o último dia das negociações entre os técnicos do FMI e o Governo de Moçambique para um acordo sobre as designadas “dividas ocultas”. O Fundo Monetário Internacional (FMI) está em Moçambique com uma equipa de técnicos para “discutir os resultados da auditoria (dívidas escondidas) com as autoridades e possíveis medidas de seguimento”, anunciou a instituição, em comunicado. A agenda de encontros entre os elementos do FMI e as autoridades moçambicanas permanece reservada e as reuniões vão decorrer à porta fechada. Mas a pressão para explicações sobre as designadas dividas ocultas tem sido muita.

A caminho da paz em Moçambique

O conflito, que se acendeu após as eleições de 2014, contestadas pela Renamo, tem oposto a guerrilha e o exército e já fez numerosas vítimas, entre soldados, guerrilheiros, civis e mesmo trabalhadores estrangeiros, alvos preferenciais de sequestros.

Moçambique celebra Dia da Mulher com taxa de 60% de violência doméstica

Números que têm vindo a crescer devido à maior consciencialização das mulheres para esta problemática, que se traduz num aumento das queixas às autoridades competentes.