Moçambique

Divisão Administrativa

11 Províncias, divididas em 128 Distritos

Informações sobre o País

Notícias

sem nome Consulado lança guia do Cidadão Português em Moçambique

O Consulado-Geral de Portugal em Maputo e uma sociedade de advogados lançam hoje um guia para quem já vive ou pretende deslocar-se a Moçambique. O Guia aborda os assuntos a tratar antes da partida para Moçambique (os vistos e obrigações fiscais e de segurança social), e os assuntos a tratar à chegada (a autorização de residência e outras obrigações).

imagesUDYZ3DT2 Governo dá um ano às empresas para regularizarem licenciamento

O Governo de Moçambique publicou o novo regime de licenciamento simplificado para as atividades económicas, no passado mês de julho e concedeu um ano às empresas para regularizarem as suas licenças junto às entidades licenciadoras. O sector da agricultura, do comércio, das comunicações, da construção civil, da cultura, da indústria, das pesca, da prestação de serviços e do turismo estão abrangidos por este no diploma.

Instabilidade e falta de transparência afastam investidores de Moçambique

A consultora BMI Research considerou hoje que a instabilidade política e macroeconómica, juntamente com a falta de transparência, vai manter os investidores internacionais reticentes em investir em Moçambique, que dependerá do setor do gás natural para se desenvolver.
“Moçambique vai continuar como um dos mais arriscados mercados para o desenvolvimento de infraestruturas na África subsaariana, com os investidores preocupados com a atual instabilidade política e económica, falta de transparência e fraco ambiente empresarial em comparação com os pares regionais”, lê-se numa análise à atratividade do país.

Argentina, Itália, Espanha, Moçambique e Colômbia nos quartos do mundial de hóquei

Argentina, Itália, Espanha, Moçambique e Colômbia garantiram esta segunda-feira um lugar nos quartos de final do 43.º Mundial de hóquei em patins, enquanto Portugal, que sofreu a segunda derrota, precisa de empatar com a França. Argentinos e italianos, no Grupo A, e espanhóis e moçambicanos, no B, somam todos dois triunfos, tal como a Colômbia, no Grupo A da Taça FIRS, prova que se realiza paralelamente ao Mundial e que apura duas equipas para os quartos. Em contraponto com este quinteto, a formação das quinas apenas soma desaires, depois de cair por 4-2 face aos transalpinos, após a derrota por 5-2 com os argentinos.

Artigos de opinião

Consequências para a economia das dívidas escondidas

O novo Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, e o seu Governo, liderado por Carlos Agostinho do Rosário, assumiram publicamente dívidas.

Destaques

Dívidas ocultas: FMI e Governo sem acordo

A próxima quarta-feira é o último dia das negociações entre os técnicos do FMI e o Governo de Moçambique para um acordo sobre as designadas “dividas ocultas”. O Fundo Monetário Internacional (FMI) está em Moçambique com uma equipa de técnicos para “discutir os resultados da auditoria (dívidas escondidas) com as autoridades e possíveis medidas de seguimento”, anunciou a instituição, em comunicado. A agenda de encontros entre os elementos do FMI e as autoridades moçambicanas permanece reservada e as reuniões vão decorrer à porta fechada. Mas a pressão para explicações sobre as designadas dividas ocultas tem sido muita.

A caminho da paz em Moçambique

O conflito, que se acendeu após as eleições de 2014, contestadas pela Renamo, tem oposto a guerrilha e o exército e já fez numerosas vítimas, entre soldados, guerrilheiros, civis e mesmo trabalhadores estrangeiros, alvos preferenciais de sequestros.

Moçambique celebra Dia da Mulher com taxa de 60% de violência doméstica

Números que têm vindo a crescer devido à maior consciencialização das mulheres para esta problemática, que se traduz num aumento das queixas às autoridades competentes.