Moçambique

sem nome

Consulado lança guia do Cidadão Português em Moçambique

O Consulado-Geral de Portugal em Maputo e uma sociedade de advogados lançam hoje um guia para quem já vive ou pretende deslocar-se a Moçambique. O Guia aborda os assuntos a tratar antes da partida para Moçambique (os vistos e obrigações fiscais e de segurança social), e os assuntos a tratar à chegada (a autorização de residência e outras obrigações).

Argentina, Itália, Espanha, Moçambique e Colômbia nos quartos do mundial de hóquei

Argentina, Itália, Espanha, Moçambique e Colômbia garantiram esta segunda-feira um lugar nos quartos de final do 43.º Mundial de hóquei em patins, enquanto Portugal, que sofreu a segunda derrota, precisa de empatar com a França. Argentinos e italianos, no Grupo A, e espanhóis e moçambicanos, no B, somam todos dois triunfos, tal como a Colômbia, no Grupo A da Taça FIRS, prova que se realiza paralelamente ao Mundial e que apura duas equipas para os quartos. Em contraponto com este quinteto, a formação das quinas apenas soma desaires, depois de cair por 4-2 face aos transalpinos, após a derrota por 5-2 com os argentinos.

Moçambique celebra Dia da Mulher com taxa de 60% de violência doméstica

Números que têm vindo a crescer devido à maior consciencialização das mulheres para esta problemática, que se traduz num aumento das queixas às autoridades competentes.

DSCF2686-1_

FLAD atribui prémio Eduardo Costley-White a escritor moçambicano

O escritor Mia Couto, que presidiu ao júri da primeira edição do Prémio Literário Eduardo Costley-White, realçou ontem na FLAD o “cunho mais ousado” e a “inteligência” do romance “Rabhia”, de Lucílio Manjate, que o levou a arrecadar o galardão.
Ler entrevista.

PremioDSCF2891-1_2

Entrevista:
“Sinto que não posso fugir. Estamos a falar do meu país”.

Lucílio Manjate assume que toda a literatura tem uma intervenção politica, sobretudo em África. Como escritor define-se irreverente e inconformado e quando questionado sobre o futuro do país, deposita esperanças.