Angola

Angola quer parceria científica com Universidade de Aveiro

O Ministério das Pescas de Angola está a estudar a possibilidade de estabelecer uma parceria científica com a Universidade de Aveiro, de Portugal, prevendo nomeadamente projetos de investigação conjunta na área da “economia azul”.

Cabo Verde

images387W7ZY9

Embaixada em Cabo Verde recebe cada vez mais pedidos de vistos para estudantes

A embaixada de Portugal em Cabo Verde recebeu já este ano quase 1600 pedidos de vistos para estudantes, numa altura em que, apesar do ano letivo ter já começado, continuam a entrar em média dez novos pedidos por dia. “Houve um aumento. No ano passado houve cerca de 1200 pedidos e este ano já estamos perto dos 1600, que é um aumento substancial. Os pedidos têm também sido feitos mais tarde”, afirmou à comunicação social o cônsul de Portugal em Cabo Verde.

sem nome

Príncipe Alberto do Mónaco visita Cabo Verde

O Príncipe Alberto II, do Mónaco, chega hoje a Cabo Verde, naquela que é a segunda etapa da expedição científica de três anos do navio “Yersin”. O chefe de Estado do Mónaco vai ser recebido ao final do dia de hoje na cidade da Praia pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca. De seguida ambos seguem para São Vicente, onde já está atracado o navio científico “Yersin”, que chegou ao Porto Grande do Mindelo, proveniente da Madeira.

Médicos vão poder progredir na carreira em Cabo Verde

A aprovação do diploma foi anunciada pelo ministro da presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, numa conferência de imprensa, na quinta-feira.

Guiné-Bissau

sem nome

Retomaram as emissões da RDP e da RTP na Guiné-Bissau

As emissões da RDP, da RTP África e da Agência Lusa na Guiné-Bissau estão a retomar a sua atividade naquele país. Após o acordo político celebrado em Portugal, entre o ministro da Cultura português, Castro Mendes e o ministro da Comunicação Social guineense, Vítor Pereira, no início do mês, ficou estabelecido o dia 8 de novembro como o dia de retomar as emissões. Recorde-se que as emissões da RTP, da RDP e da Agência Lusa na Guiné-Bissau estão suspensas desde 30 de junho.

Respeito pelos direitos humanos regrediu na Guiné-Bissau

A promoção e defesa dos direitos humanos regrediu acentuadamente entre 2013 e 2015 na Guiné-Bissau, com o Estado no centro das violações, anunciou hoje uma organização do país.

CPLP apela a mais diálogo na Guiné-Bissau

Nos próximos dias espera encontrar-se com outros responsáveis, nomeadamente, com o Presidente José Mário Vaz. Numa primeira apreciação da crise política, Maria do Carmo Silveira, convidou os guineenses a dialogarem mais e de forma franca para tirar o país do impasse.

Moçambique

sem nome

Consulado lança guia do Cidadão Português em Moçambique

O Consulado-Geral de Portugal em Maputo e uma sociedade de advogados lançam hoje um guia para quem já vive ou pretende deslocar-se a Moçambique. O Guia aborda os assuntos a tratar antes da partida para Moçambique (os vistos e obrigações fiscais e de segurança social), e os assuntos a tratar à chegada (a autorização de residência e outras obrigações).

Argentina, Itália, Espanha, Moçambique e Colômbia nos quartos do mundial de hóquei

Argentina, Itália, Espanha, Moçambique e Colômbia garantiram esta segunda-feira um lugar nos quartos de final do 43.º Mundial de hóquei em patins, enquanto Portugal, que sofreu a segunda derrota, precisa de empatar com a França. Argentinos e italianos, no Grupo A, e espanhóis e moçambicanos, no B, somam todos dois triunfos, tal como a Colômbia, no Grupo A da Taça FIRS, prova que se realiza paralelamente ao Mundial e que apura duas equipas para os quartos. Em contraponto com este quinteto, a formação das quinas apenas soma desaires, depois de cair por 4-2 face aos transalpinos, após a derrota por 5-2 com os argentinos.

Moçambique celebra Dia da Mulher com taxa de 60% de violência doméstica

Números que têm vindo a crescer devido à maior consciencialização das mulheres para esta problemática, que se traduz num aumento das queixas às autoridades competentes.

São Tomé e Príncipe

Surf. Há ondas em São Tomé?

Os portugueses Paulo Pichel, Miguel Ribeiro e João Sousa são, neste momento, o suporte destes jovens, a juntar a todo o apoio – principalmente de amigos – que têm tido ao longo dos últimos anos e que torna possível mostrar-lhes o mundo, assim como mostrar ao mundo de onde vêm.